sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Receita: Bolo integral de banana


Vou compartilhar com vocês uma receita que é um sucesso aqui em casa: bolo integral de banana.
Desde que meu filho desmamou, tenho sempre que ter um lanche pronto para levar quando saio de casa, pois nunca sabemos quando haverá um imprevisto e vamos demorar. Quando ele ainda mamava, o peito me salvava nessas horas, agora preciso sempre estar prevenida. Ele realmente adorou esse bolo, tenho feito toda semana desde que ele experimentou.
Quando estava grávida fiz muito esse bolo também, pois estava controlando um pouco a ingestão de açúcar. Fica a dica para grávidas, crianças para a família toda se deliciar:

BOLO INTEGRAL DE BANANA

Antes de tudo:

  • Pré aqueça o forno a aproximadamente 180°. 
  • Unte uma fôrma(eu uso uma de vidro, dessas de fazer lasanha, pois conseguimos enxergar como está o cozimento por dentro. Mas pode ser a que você usa normalmente)com um pouquinho de óleo(espalhe com um guardanapo).


Misturar em um recipiente os ingredientes secos:

  • 2 xíc de farinha integral
  • 1 xíc de aveia(ou farinha de linhaça, ou mais meia xic de farinha integral)
  • 1 col de sopa de canela em pó
  • 1 col de sopa de fermento químico(de bolo)

Reserve.

Bata no liquidificador:
  • 3 ovos
  • 1 xíc de óleo de milho(pode ser o de soja, mas compromete o sabor. Eu uso meia xíc de óleo e mais um pouquinho de água, aproximadamente mais 1/5 de água, mas fica mais "farelento". O óleo deixa o bolo mais "compactado" e "molhadinho". Faça seus próprios experimentos.)
  • 1 banana grande madura(ou 2 pequenas)
  • 2 xíc de açúcar mascavo
Após bater a 2° mistura no liquidificador, una esta ao recipiente da 1° mistura dos ingredientes secos. Misture tudo com uma colher de pau(ou com a batedeira de preferir). A massa fica um pouco grossa, é assim mesmo. Se achar demais, acrescente um pouquinho(bem pouco) de água e misture novamente.
Despeje a mistura na forma untada.
Corte uma banana em rodelas finas e espalhe delicada e uniformemente por cima da mistura, afundando um pouco com o dedo. Depois, salpique um pouco de açúcar cristal por cima(ele dá uma caramelizada).
Asse por, aproximadamente, 30 min. Teste com um palito(finque o palito em vários pontos do bolo, se o palito sair seco já está assado) para ver se está pronto, e se quiser mais douradinho, deixe mais uns minutos depois disso.
Sirva morno ou frio.
Guarde em um pote fechado(após esfriar) ou tampe com um pano de prato limpo para manter a textura do bolo.

Se fizer, venha comentar o que achou! Qualquer dúvida, deixem nos comentários que eu respondo(e voltem para ler a resposta, ok?).

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário! :-)