domingo, 28 de janeiro de 2018

Receita: Bolinho de chuva


Essa receita de bolinho de chuva é um coringa para fazer quando chega uma visita de última hora, ou quando se quer preparar algo diferente para um lanchinho de fim de tarde para comer com chimarrão ou um café passado na hora. Hummmm!!

Segue a receita:

Ingredientes:
2 ovos
1 copo e meio de farinha de trigo
Meio copo de açúcar
1 col de sopa rasa de fermento químico(de bolo)
Água até dar ponto

Modo de preparo:
-Misture os ovos, o açúcar e a farinha. Coloque água em temperatura ambiente, mas com muito cuidado. Vai bem pouca água(obs: nesse dia eu usei como medida um copo bem pequeno, pois fiz só pra nós, então isso também influencia na quantidade de água. Se você quer fazer para mais pessoas, utilize um copo maior, e mais um ovo, se achar necessário). Vá colocando de colher, se preferir, para não errar o ponto(mostro o ponto no último vídeo). Coloque umas 5 col de sopa, mexa bem. Coloque mais 1 ou 2, mexa bem novamente, e vá observando o ponto. Não coloque o fermento ainda(ele começa a agir imediatamente quando adicionado). Reserve. 
Esse é o ponto: 

-Deixe pronto um recipiente com açúcar e canela para passar os bolinhos depois de fritos.
-Coloque o óleo/banha para esquentar em fogo bem baixo.
-Misture o fermento na massa.
-Quando o óleo estiver quente, vá fazendo bolinhas com a ajuda de 2 colheres de sopa e solte cuidadosamente no óleo(deve ter uma quantidade de óleo que cubra os bolinhos).
-Frite em fogo baixo na chama pequena do fogão, pois ele precisa "cozinhar" por dentro. Sugiro fazer bolinhas pequenas, com meia colher de sopa da massa, assim assa melhor também. Se ver que está dourando rápido demais, desligue o fogo e continue fazendo os bolinhos, e só volte a ligar quando ver que voltou àquela temperatura do começo, em que os bolinhos demoravam um pouquinho mais para dourar. Vire dos dois lados para dourar uniformemente.
-Quando estiver na cor que você prefere, escorra com uma escumadeira e vá despejando eles no recipiente com açúcar e canela. Com a ajuda de um garfo espalhe o açúcar por todo o bolinho. Coloque em um recipiente para servir e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário! :-)