sexta-feira, 12 de junho de 2020

Homeschooling com crianças pequenas, como começar? - Parte III


Então você, assim como eu, decidiu que o homescholling é a melhor opção para a sua família, os cônjuges estão de acordo, seu filho já possui, pelo menos, 2 anos e meio, e você decide iniciar a educação domiciliar. Então, final, POR ONDE COMEÇAR?
Bom, aqui falarei daquilo que vivenciei, compartilharei o caminho que nós estamos seguindo com a nossa família, dando sugestões para aquelas pessoas que têm filhos pequenos e querem começar a fazer algumas atividades "dirigidas" com seus filhos, visando iniciar uma rotina de horários de "estudo".
Primeiro de tudo vem a leitura. Sim, de novo batendo nessa tecla, mas uma criança que não tem contato com um vocabulário rico não terá um bom desenvolvimento de sua fala. Ela precisa OUVIR, aguçar a atenção auditiva na pronúncia das palavras, pois isso auxiliará no desenvolvimento da fala. Uma criança que sequer fala direito não tem como pensar em pular pra fase da escrita, das atividades, precisamos ir por partes. A leitura dialogada é ótima para estimular o aumento do vocabulário, pois vamos chamando atenção das crianças aos detalhes das ilustrações enquanto conversamos e apresentamos novas palavras e as encorajamos-as a utilizá-las durante o diálogo. Esse vínculo proporcionado pela leitura em voz alta é fundamental para iniciar uma educação domiciliar. Pais e filhos se tornam muito próximos, a relação se estreita e isso vai formando a base de confiança mútua que facilita muito o aprendizado. A memorização de pequenas poesias também é excelente para fazer já com crianças pequenas. Ela proporciona o enriquecimento do vocabulário e auxilia na compreensão das estruturas de frases mais complexas, facilitando o processo futuro de alfabetização. Também nessa fase, por volta dos 3 anos, pode-se iniciar com atividades de traçado e percepção visual(gosto da apostila da @minhaportaestreita , e vi que a @germinarhs tem apostilas nesse estilo. Tem também muita coisa boa gratuita no drive da @our_home_is_cool ). Recomendo muito a apostila de matemática de 3-4 anos(e tudo que ele e a esposa produzem) do @sergio_morselli que é lindíssima, com lições curtas e graduais, um material lindo, fantástico para cativar as crianças(e os adultos também). Tem material da @familiadetrigo para várias idades, são lindos, utilizo aqui em casa e é sucesso!
Enfim, são sugestões para quem realmente quer começar a estruturar um pouco as coisas, mas sem exagero. As atividades "dirigidas" não devem ultrapassar 10-20min diários, as crianças nessa idade precisam brincar bastante livremente, invetar suas próprias brincadeiras, correr, receber muito carinho, ouvir histórias... as atividades "dirigidas" são um início de rotina de estudos, é só pra criança ir aprendendo a pegar o lápis, a se orientar no caderno(e essa percepção já inicia ao ler no colo dos pais quando percebe que se lê de cima para baixo e da esquerda para a direita), e, junto disso, aprender coisas novas através desses belos e excelentes materiais que hoje temos à disposição. Inclusive, estou em fase de estudo e produção de materiais para os pequenos, fiquem por aqui que irei postando os bastidores ;-)
------
Na prática:
- Leitura em voz alta dialogada(conheça mais no guia gratuito do programa "conta pra mim" disponibilizado no site do MEC e no youtube do ministério da educação);
- Leitura e memorização de poesias(Cecília Meireles, Olavo Bilac, etc);
- Muita brincadeira livre;
- Atividades de traçado, percepção visual, pré-alfabetização e "matemática";

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário! :-)