quinta-feira, 11 de junho de 2020

Homeschooling com crianças pequenas, como começar? - Parte II

Você já se perguntou: Por que quero fazer homeschooling?

Mesmo com rotina da casa ok, que já tenha iniciado os estudos sobre educação e já possua o hábito de leitura com as crianças, é bom parar e fazer, seriamente, essa pergunta a si mesma: Será que o homeschooling realmente é a melhor opção para a minha família?

Você acompanha famílias que praticam a educação domiciliar com crianças pequenas? Já leu suas inúmeras postagens, dicas, viu seus stories, leu seus desabafos e percebeu que, muito mais do que "passar conteúdo" e "fazer atividades", a rotina de uma família educadora gira em torno, principalmente, das obrigações do lar? Se ainda não percebeu, gostaria de chamar a atenção para este ponto...
Não podemos (somente) romantizar o homeschooling ou então de idealizar ou tentar comparar-nos com aquela família que seguimos e admiramos. Sim, elas estão ali para nos inspirar, nos dar dicas valiosas, mas precisamos saber que a educação domiciliar é personalizada e de acordo com a realidade e circunstâncias de cada família. Precisamos criar o nosso próprio jeito, ritmo, ambiente físico, organização dos horários, escolha e personalização do currículo, e em meio a tantas informações, queremos absorver e aplicar tudo o que vemos sem nos darmos conta de que cada família tem a sua própria realidade, e é aí que está a maravilha da educação domiciliar, pois ela se encaixa nas particularidades de cada famílias. Às vezes vemos aquela foto linda da mãe passando o conteúdo com o filho, sem saber que no fundo tem um bebê chorando com a fralda cheia e a mãe precisou interromper para trocar, ou a comida estava queimando no fogão.
Estou falando aqui para quem tem crianças pequenas, então essas realidades precisam ser conhecidas. Já cansei de ter que parar tudo pra acudir o bebê que estava chorando sem parar, aprendi na prática que rotina é fundamental pois não dá pra começar atividade com crianças com fome ou sono... essas coisas se aprendem na prática, mas também precisamos parar pra pensar nessas possíveis situações e se estamos dispostas a enfrentá-las. Há pessoas que simplesmente não saberiam lidar com aqueles dias em que nada sai como o planejado e ainda há crianças chorando em volta e conteúdo para ensinar e refeições para servir, e tudo bem! Homeschooling não é para todos. Será que é pra você?
--------
Na prática:
- Faça uma lista do por que você quer praticar a educação domiciliar;
- Pergunte-se se você, realmente, sabe lidar com frustrações e ser flexível em meio a dificuldades e imprevistos;
- Consegue conviver com seus filhos "24h" por dia, 7 dias por semana, te chamando o tempo todo e ainda com as obrigações da casa, marido para dar atenção e cuidados pessoais, sem recorrer a TV o dia todo, estando disposta a se doar e estar presente na vida da sua família? Escreva, ás vezes colocando no papel fica mais fácil de visualizar.

Continua amanhã....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário! :-)