segunda-feira, 2 de março de 2020

Série Educação e Virtudes - Introdução

Mother and daughter (George Goodwin Kilburne)

Já faz algum tempo que venho estudando as virtudes com meu filho de 3 anos e irei compartilhar por aqui, através de uma série de post, deixando como sugestões histórias, brincadeiras e materiais para quem também desejar trabalhar as virtudes com seus filhos. Uma boa educação do caráter não forma só a personalidade, mas também bons hábitos, boas maneiras, e também é muito importante o contato com boas referências "externas", como obras de arte que sejam referência do que é belo, e também o contato com boas músicas.
A atmosfera em que a criança está inserida, como um todo, deve ser pensada para bem educá-la, e é justamente isso que venho estudando a alguns anos. Sei que tenho um caminho muito longo pela frente, mas também sei que posso ajudar algumas mães que não sabem nem por onde começar, a partir da minha experiência. Então, vamos lá:

São dois os materiais base que estou utilizando: Cartões das virtudes desenvolvidos pela Katarine do blog Educar com Sapiênica e o material do Clube do Tapete, desenvolvido pela Bárbara Lores do Podclássica.

O ensino das virtudes é o que vai formar o bom caráter de uma pessoa, e ele deve ser iniciado o quanto antes.

-----------------------

NA PRÁTICA:

O uso dos cartões das virtudes - Memorização: Através da memorização do significado de cada virtude, fica mais fácil para a criança se lembrar de como deve se portar. Por exemplo, vejamos os versos sobre a virtude da obediência:
Quando a criança desobedece, ou quando já chamamos a sua atenção mais de uma vez e ela não obedeceu prontamente, podemos relembrá-la do combinado repetindo o trecho memorizado:
   (Mãe fala)  -"Filho(a), sempre atendo ao que meus pais pedem..." (aguardando a resposta do filho)
   (Filho responde) "...na primeira vez em que sou chamado" (ela irá perceber que precisa fazer agora, neste momento, o que lhe foi solicitado)
Essa pequena atitude já ajuda muito a conduzir a criança a desenvolver a virtude da obediência, pois ela constantemente repete em sua consciência o que deve ser feito. Muitas vezes dizemos: "não faça isso", mas não dizemos o que fazer, logo, a memorização ajuda a ter sempre em mente o melhor caminho a seguir.


Uso do material do Clube do Tapete: 
Esse material é riquíssimo, é dividido em quinzenas, e é possível ser utilizado somente ele para trabalhar muitas coisas: Apreciação artística, musical, história bíblica, contos de fadas, poesia, etc. Com ele temos as boas referências de músicas, obras de arte e muitas outras coisas que já vem prontas para imprimir, facilitando muito a nossa vida, já que a fonte é muito segura.

----------------------------

Vou apresentar um resumo do mês do que irei utilizando aqui em casa com meus filhos(3a6 e 10m), e, como disse, espero, através dessas sugestões, inspirar as mães a utilizarem bem esse precioso tempo da primeira infância dos seus filhos alimentando suas mentes com boas referências.
Um grande abraço. Rafaela.

----------------------------

by Giovanni Battista Torriglia

------------------------------
Acompanhe, em tempo "real", lá pelo instagram @maeprotagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário! :-)