quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Bolo de aniversário


Esses dias postei no Intagram(@maeprotagonista) que fiz o bolo de aniversário do meu filho, pois não queria gastar dinheiro com um bolo mais ou menos e puro açúcar, como fiz uma vida inteira. Resolvi que eu mesma iria fazer um bolo MARAVILHOSO, pensando primeiramente no sabor. Não sou boa com decoração, mas investi bastante tempo pesquisando receitas.
Vou compartilhar os links dos lugares que peguei as receitas, pois não fui eu que criei.
Espero que façam, pois certeza que fará sucesso, pois os meus convidados não cansam de elogiar, até quem disse que não comia bolo, por ver todos elogiando, experimentaram e repetiram. Tenho certeza que o sucesso é devido as receitas serem feitas com bem menos açúcar do que os bolos "tradicionais" feito por doceiras, pois elas precisam ter lucro, e açúcar é barato. Nada contra, mas, por exemplo, utilizei 700gr de chocolate meio amargo e  caixas de creme de leite para fazer a cobertura do bolo, e claro que é mais caro do que fazer um glacê, mas fazendo em casa, mesmo com ingredientes mais caros, você não terá o custo da mão de obra, então sairá por menos da metade do preço do que mandar fazer.

Vamos a receita?

Massa do bolo: Utilizei 2 formas de 32cm de diâmetro, e fiz duas receitas. Recomendo o seguinte: faça uma receita(com as medidas abaixo), coloque na forma e asse. Quando estiver quase pronto, faça a outra receita, coloque na outra forma e asse. Após colocar o fermento, é preciso colocar pra assar imediatamente, não pode ficar massa parada, pois o fermento já começa a agir. PRECISA ter, pelo menos, 2 formas, pois o bolo precisa esfriar naturalmente e completamente para poder desenformar, e assim você aproveita que o forno já está aquecido e coloca a segunda massa para assar. Eu fui nessas lojas de R$1,99 e paguei R$18,50 cada forma, então pode investir que não é caro.
Recomendo também que assem uma forma de cada vez, pois eu fiz uma receita e dividi nas duas formas e assei ao mesmo tempo, uma em cima da outra, e o bolo ficou super baixo, então tive que esperar esfriar o bolo, desenformar, e só no outro dia consegui fazer a outra massa.
Ah, o aniversário era no sábado, e eu assei os bolos na quinta-feira, para ter certeza que daria tempo de fazer tudo.

Massa do Bolo(fazer duas vezes a receita completa:

8 OVOS
300 ml de LEITE
255 ml de ÓLEO DE CANOLA
2 xícaras e mais 1/4 de AÇÚCAR MASCAVO
2 colheres de chá de PASTA DE BAUNILHA ou o dobro de EXTRATO DE BAUNILHA(NÃO USEI)
2 e 3/4 de xícara de FARINHA DE TRIGO
1/2 xícara de CACAU EM PÓ
1 colher de chá de BICARBONATO DE SÓDIO
2 colheres de chá de FERMENTO EM PÓ
1 pitada de SAL


No vídeo acima, ela explica bem sobre o processo de rechear, resfriar, etc, e serve para qualquer recheio. Mostro abaixo as receitas dos recheios que utilizei:


1° camada(be baixo para cima)de Recheio de brigadeiro(fiz duas vezes a receita - pode fazer de uma vez):
2 latas de LEITE CONDENSADO (790g)
280 gramas de CHOCOLATE 50% cacau
2 colheres de sopa de MANTEIGA SEM SAL

1 lata de CREME DE LEITE SEM SORO (300g

2° camada de Recheio de mousse de leite ninho(fiz duas vezes a receita - pode fazer de uma vez):
2 xícaras de CREME DE LEITE FRESCO OU NATA(usei nata)
1 lata de LEITE CONDENSADO
1+½ xícara de LEITE NINHO

2 folhas de GELATINA(uma folha de gelatina corresponde a 1 col de chá de gelatina em pó - eu usei 2 col de gelatina sem sabor e dissolvi em 50ml de água para cada receita, como dobrei, usei 4 col)
(Assistir no minuto 2:31)

3° camada de Recheio de capuccino/café(fiz duas vezes a receita - pode fazer de uma vez, e chamei de capuccino pois usei a panela "suja" do brigadeiro de chocolate pra fazer o brigadeiro de café):
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
4 colheres de leite em pó

2 colheres sopa café solúvel
(Assistir no minuto 2:13)

Cobertura: 
Fiz um ganache de chocolate, que nada mais é do que derreter em banho maria 700gr de chocolate(em barra, picado) meio amargo(de 50% a 70% de cacau, no mínimo) e 3 caixas de creme de leite. Deixa esfriar bem, pode até colocar na geladeira ou freezer se precisar usar logo(para gelar mais rápido).
(Vídeo aqui no minuto 6:26)


Observações: Não molhei o bolo, pois a massa já é "úmida" por causa do óleo, então não fica seca. Para fazer a montagem das camadas, coloquei um acetato(comprei em uma loja de artigos pra festas) ao redor antes de montar(como mostra aqui no minuto 5:22). Como eu não tinha forma com fundo removível desse tamanho, montei normalmente dentro da mesma forma que assei o bolo, coloquei um saco plástico bem grande por baixo para não grudar no fundo, e, antes de desenformar, cortei o acetato menor que a altura do bolo, virei COM MUITO CUIDADO(pois fica pesadíssimo esse bolo) em uma travessa, e depois virei de volta na travessa que seria montado definitivamente o bolo.
Assistam os vídeos da Dani Noce que linkei ali em cima inteiros, mais de uma vez se vocês não tem muita prática, pois ela explica detalhadamente e dá vários truques. 
É preciso se organizar com antecedência, fazer lista de compras pra não faltar nenhum ingrediente bem na hora de fazer o bolo, se organize que dá certo.
Eu usei morango e fiz alguns brigadeiros com um pouco do recheio de brigadeiro que deixei bem gelado e fiz bolinhas, mas você pode usar a sua criatividade.
Espero que gostem, e se for pra fazer em casa no final de semana, podem fazer só uma receita, numa forma de 21cm, por exemplo.
Até mais! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário! :-)