quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Incentivo à leitura

Meu filho não tem nem 2 anos e já ama os livros. Quando estamos lendo pra ele, já sabe (e fala antecipadamente) as interjeições que irão aparecer na história, já tem os seus livros favoritos, pega o livro e já vem sentar no nosso colo com um sorriso no rosto aguardando ansioso a leitura em voz alta, e começou também a pegar o livro e "ler" sozinho, imitando as expressões que usamos ao ler pra ele(coisa mais fofa do mundo).
Eu comecei a ler para o meu primogênito quando ele tinha 3 meses de idade. Sim, eu deitava com ele no sofá, ia lendo a história e mostrando as figuras. Quando ele cresceu um pouco, comecei a sentar ele no meu colo para ler.

Algumas pessoas me perguntam: "Mas você acha que ele já entendia a história desde os 3 meses?"; Na verdade acho que não, porém, ele foi entendendo desde sempre que o momento da leitura era um momento de ficarmos juntinhos, e foi associando o momento da leitura como um momento de carinho com os pais, e isso sim é o que fica registrado lá no coração da criança, e é a partir disso que se constrói o amor pela leitura.
Vou deixar o link de uma entrevista feita Prof Carlos Nadalim com o Prof e crítico literário Rodrigo Gurgel, lá no youtube do "Como educar seus filhos", que complementa tudo isso que falei, inclusive sobre o cuidado que é preciso ter ao escolher os livros que serão lidos para os nossos filhos.
No instagram @maeprotagonista sempre compartilho sugestões de livros que tem feito sucesso na minha casa, infantis e adultos. Segue lá pra saber mais ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo seu comentário! :-)